Documento
Dados do Artista
Nome artístico
Chris Coutinho
Nome Completo
Christiane de Souza Coutinho Orloski
Mini Bio
Sou natural de São Paulo/SP, mas desde 2017 vivo em Vitória/ES. Sou licenciada e mestre em Artes pela UNESP e minha relação profissional com a área sempre passou pelo campo da educação, onde construí minhas referências estéticas. Foi apenas em 2019, já em solo capixaba, que me descobri artista. Minha poética é marcada pela delicadeza, com obras que se constroem por processos minuciosos, virtuosos e de produção lenta, que exige tempo e concentração. Com uma postura contemplativa de meu entorno, desafio o tempo a se ralentar, como num movimento de resistência ao ritmo de vida acelerado que nos tem sido imposto na contemporaneidade. Explorando a potência de materiais como o papel, o tecido, o bisturi e o lápis de cor, minhas obras se apresentam sempre em camadas. Assim, procuro dissecar a complexidade da paisagem urbana, destacando por meio do fazer artístico, a beleza que já está posta pelos elementos naturais em tais paisagens.
Data de nascimento do artista
julho 1, 1980
Ficha técnica
Título
West Lake
Medidas
25 x 21 x 1,6 cm
Ano
2023
Técnica
Técnica mista - desenho expandido com incisão sobre papel
Dados da obra
Exposição ou evento
Texto conceitual
A obra West Lake foi composta a partir de uma fotografia registrada em 2023, num condomínio de mesmo nome, no interior de São Paulo. Ela busca representar a complexidade desse organismo - árvore - com vários estados da natureza: calmaria, tranquilidade e delicadeza, e ao mesmo tempo, uma organização selvagem e caótica.
Em West Lake, trabalho com uma mescla dessas características: represento os galhos retorcidos e desgrenhados por meio de contornos finos e sutis, suavemente coloridos, convertendo-os numa paisagem tranquila. As linhas do desenho, recriadas a partir da fotografia, são finalizadas pelo verso do trabalho com um bisturi. A textura que se vê nos galhos é obtida com a pintura sobre essas linhas recortadas. Cada lâmina de papel, que isoladamente representa o que parece ser uma linha solta e perdida no espaço, quando organizadas em conjunto, sobrepostas numa ordem específica e entrelaçadas (sem uso de cola) faz surgir um desenho repleto de detalhes, que ganha volume e profundidade. As sombras projetadas pela incidência de luz nos galhos também contribuem para o efeito
de tridimensionalidade inerente à obra.
Obs: esta obra será apresentada emoldurada.
Preço
Disponibilidade
Disponível
Valor
R$ 1.200,00
Técnica
Anexos
-
chris-coutinho
